segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estatística - Atividade 1

Cada endereço eletrónico baixo dá acesso a uma tabela. Acesse a do seu grupo e responda :
1) Qual é o universo estatístico?
2) Quais são as variáveis?
3) Qual é o tipo de cada variável?
4) Indique dois valores (de sua livre escolha) de cada uma das variáveis.
Não deixe de registrar abaixo da resposta (comentário) os componentes da equipe

Grupo A
Brasileiro Série A: http://esporte.ig.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro_serie_a_2010//classificacao/

Grupo B

Desmatamento da Amazônia: http://www.ecodebate.com.br/2008/09/30/desmatamento-na-amazonia-cresce-134-em-agosto-deter-registra-em-agosto-756-km2-de-desmatamento-na-amazonia/

Grupo C
Elenco do Flamengo: http://esporte.ig.com.br/futebol/times/flamengo/elenco/

Grupo D
Copa do mundo: http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo.html

Grupo E

Artilharia da copa: http://copadomundo.uol.com.br/2010/estatisticas/artilharia/

Os grupos F e G devem responder as questões abaixo:

Grupo F
Pretendia-se fazer um estudo sobre o número de irmãos dos alunos do 3º ano de escolaridade de uma Escola Secundária.
Para isso, efetuou-se um inquérito ao qual responderam 60 alunos.
Indique:
a) a população em estudo
b) a amostra escolhida;
c) a variável em estudo e classifique-a.

Grupo G
Relativamente aos habitantes de um prédio, considere as seguintes variáveis
estatísticas:
· Sexo;
· Profissão;
· Número de anos de estudo;
· Tempo que passa a ver televisão;
· Número de pessoas da família.
Classifique cada uma das variáveis estatísticas em qualitativa ou quantitativa, e
esta última em discreta ou contínua.

Grupo H
Para saber as intenções de voto dos Brasileiros nas próximas eleições, uma
empresa entrevistou 2.000 cidadãos representativos da população brasileira
com mais de 18 anos.
Indique:
a) o universo estatístico;
b) a amostra;

Grupo I
Para cada um dos seguintes caracteres diga se são quantitativos ou qualitativos e
indique três possíveis valores ou modalidades para cada um:
a) idade;
b) local de nascimento;
c) distância de casa à escola;
d) cor do cabelo.

Grupo J
Em uma pesquisa realizada em uma escola, identificaram-se os seguintes indicadores
(1) idade
(2) anos de estudo
(3) ano de escolaridade
(4) renda
(5) sexo
(6) local de estudo
(7) conceito obtido na última prova de biologia
(8) Quantidade de livros que possui
a) Das variáveis acima, quais são as quantitativas e quais são as qualitativas?
b) Das variáveis quantitativas, diga quais são discretas?


Ao dar sua resposta em forma de comentário, colocar os nomes dos componentes do grupo e a turma.

5 comentários:

  1. Pretendia-se fazer um estudo sobre o número de irmãos dos alunos do 3º ano de escolaridade de uma Escola Secundária.
    Para isso, efetuou-se um inquérito ao qual responderam 60 alunos.
    Indique:

    a) A população em estudo
    R) Alunos do 3° ano

    b) A amostra escolhida;
    R) 60 alunos

    c) A variável em estudo e classifique-a.
    R) numeros de irmãos ( quantitativa discreta )

    Grupo F: Cleiton Maia

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  2. Parabéns, Cleiton!
    Suas respostas estão todas corretas.

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  3. respostas:
    01-elenco do flamengo
    02-idade e posição
    03-quantitativa e qualitativa
    04-vinicius idade posição
    25 goleiro
    grupo=ana paula,edson,francine,claudineide

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  4. Olá, pessoal do grupo C!
    O item 04 está incorreto.
    Para que a pontuação de vocês seja máxima, solicito que refaçam este item.
    As demais respostas estão corretas
    Até a próxima semana.
    Abraços!

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  5. Componentes dos grupos:
    Grupo A: Rilza, Marineide, São Pedro e Jamile
    Grupo B: Neto, Júlia, Karine, Afrânio
    Grupo C: Ana Paula, Francine, Claudineide, Edson
    Grupo D: Eliete, Conceição e Claudinei
    Grupo E: Taís, Lenita, Naiane, Débora
    Grupo F: Cleiton
    Grupo G: Luciano, Rafael
    Grupo H: SEM COMPONENTES ATÉ O MOMENTO
    Grupo I; Jenié, Tamires, Emanuele e Daniele
    Grupo J: Prescilene, Almir, Alício e Lidiane

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MATEMÁTICA É VIDA



M atemática é vida.
A vida é única.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.

Beatriz da Silva Carneiro

O QUOCIENTE E A INCÓGNITA

"Às folhas tantas do livro de matemática,
um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo ortogonal, seios esferóides. Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical.
"Eu sou a soma dos quadrados dos catetos,
mas pode me chamar de hipotenusa".
E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética,
corresponde a almas irmãs, primos entre-si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas,
curvas, círculos e linhas senoidais.
Nos jardins da quarta dimensão,
escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas
e os exegetas do universo finito.
Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim,
resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar,
uma perpendicular.
Convidaram os padrinhos:
o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro,
sonhando com uma felicicdade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos
e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
Foi então que surgiu o máximo divisor comum,
frequentador de círculos concêntricos viciosos,
ofereceu-lhe,
a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema,
ele era a fração mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser moralidade,
como, aliás, em qualquer Sociedade ..."
Millôr Fernandes

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